Este fórum encontra-se encerrado. Por favor, inscreva-se no novo fórum em http://www.trilhos4x4.com

Barulho no Cubo Esq. apos meter redutoras

AAFB

• Visitante
Barulho no Cubo Esq. apos meter redutoras
« em: 15 de Maio de 2008, 17:08:47 »
Ola de novo, agora e apos um pequeno passeio TT fiquei com mais um problema no carro. Sempre que meto as redutoras, ou mesmo so a traçao as 4 o cubo do lado esquerdo nos primeiro metro de andamento faz barulho. Depois de 2 ou 3 metros esse barulho desaparece. Começo a ficar preocupado com o carro.

Offline Patricio

• Administrador
  • Extremamente Viciado em TT
    • http://www.trilhos4x4.com/
Re: Barulho no Cubo Esq. apos meter redutoras
« Responder #1 em: 15 de Maio de 2008, 21:08:53 »
Ola,

Nao conheço o carro em questao, mas provavelmete tem cubos automáticos.

Entao funcionam mais ou menos assim:

Eles estao livre, até se ligar tracçao (altas ou baisxas)- neste momento o eixo passa a rodar dentro do cubo obriga-o a atracar. Assim quando se desliga a tracçao os cubos mantêm-se atracados.

Para isso tem que se efectuar marcha em sentido oposto cerca 1 ou 2 metros, para voltarem à posiçao mormal (normalmente ouve-se um estalinho). se não, apesar de estar so 4x2, o interior dos cubos estao a funcionar, e pior a altas velocidades, o que provoca grande desgaste a avaria deles.

Quando eles estalam é porque ja deram o que tinham a dar. Mas pode ser que se fizer os passos correctos voltem ao lugar (isto se não estiverem já mortos)

Atençao, se for para utilizaçao 4x2, não ha qualquer problema nem risco, so é chato em 4x4 que fica sem a tracçao.´

Outra situação que leva a avaria é ligar a tracção mo preciso momento em que vai atacar um obstáculo dificil, pois o cubo atraca à "martelo"

cump

Riqui

• Visitante
« Responder #2 em: 15 de Maio de 2008, 22:26:10 »
Boas.

Esse barulho é o cubo a tentar engatar, e depois de dar algumas voltas lá "atraca", como diz o Patrício. Aconteceu no meu depois de 2 ou 3 passeios à séria (curiosamente também o do lado esquerdo!) Eu resolvi cortar o mal pela raíz e coloquei logo cubos manuais da AVM, não ficam assim tão caros quanto isso (cerca de 178-180 €) e duram toda a vida do carro. Se fazes algum TT aconselho este upgrade.
Em alternativa, há quem diga que se forem desmontados, limpos e lubrificados como deve ser este problema pode ficar remediado durante mais uns tempos. Mas parece-me que mais tarde ou mais cedo ele volta...
Substituir por uns de origem não aconselho, mesmo em segunda mão podem custar uma pequena fortuna.
Podes tentar meter uns manuais do pajero de 1ª geração (há modelos que os trazem), ainda há poucos dias respondi ao tópico de um membro que tinha uns para venda (vê nos classificados)

Espero ter ajudado, alguma dúvida apita...

Abraço e bons trilhos.

PS - Já agora, faz a tua apresentação no tópico das viaturas dos membros, gostava de ver mais um "irmão" do meu por estas bandas...

AAFB

• Visitante
« Responder #3 em: 16 de Maio de 2008, 15:13:13 »
Ola, mais uma vez obrigado pelas respostas. Ja desmontei o cubo e aparentemente esta tudo bem. Mas depois de colocado o barulho continua. Desde sempre tive o cuidado de apos tirar as baixas recuar sempre o carro. E o anterior dono, julgo q até nunca andou com as baixas, era tb muito cuidadoso. Qd desmontei o cubo o mecanico reparou numa folga q julga exagerada no eixo. Essa folga è mesmo de existir?? è q se consegue abanar o eixo com a mao.
Um abraço
PS- irei de imediato fazer a minha apresentaçao.

Riqui

• Visitante
« Responder #4 em: 16 de Maio de 2008, 16:48:33 »
A folga do eixo é no sentido longitudinal do eixo (ou seja, de frente para o carro ele anda para a esquerda e para a direita?) Se for isso verifica que tens o clip em C bem colocado, na ponta do eixo junto ao cubo (tem lá uma ranhura para ele). Coneço um caso que o mecânico quando montou os cubos esqueceu-se desse clip...
De qualquer forma é normal que tenha uma folga de alguns milímetros (o meu tem...) mais que isso acho que não.

Quanto ao cubo, talvez seja uma boa altura para penar em pôr manuais...

Offline Patricio

• Administrador
  • Extremamente Viciado em TT
    • http://www.trilhos4x4.com/
« Responder #5 em: 16 de Maio de 2008, 19:18:43 »
se eles ainda nao estiverem marados lubrificar é a melhor ideia, se estiverem ja mortos lavar e lubrificar nao serve de nada.

no vitara dá para tirar so a tampa de fora, se nesse tambem der, a baixa velocidade dá para ver se atraca e desatraca (vai um pobre a correr ao lado da roda  :crazy:, mas como disse o riqui é melhor novo manula (menos de 200€ ja dá)

cump

AAFB

• Visitante
« Responder #6 em: 19 de Maio de 2008, 16:37:11 »
Obrigado pelas dicas. Hoje deixei o carro no mecanico, e ja me ligou a dizer q ja nao fazia barulho, mexeu la numas coisas e para ja esta bem. Sinseramente eu nao gosto de respostas destas, gosto de saber em concreto o q se passa para poder prevenir, mas.... vamos ver.