Este fórum encontra-se encerrado. Por favor, inscreva-se no novo fórum em http://www.trilhos4x4.com

Montagem de ventoinha electrica

Offline slpinto

• Simpatizante TT
  • *
Montagem de ventoinha electrica
« em: 11 de Novembro de 2009, 08:43:05 »
Boas

Estou a ponderar em colocar uma ventoinha eléctrica no radiador do meu WJ, só não sei as que melhor se adaptam???

Não penso retirar a original mas sim deixar as duas em simultâneo....

Algum de vocês já fez esta transformação??

Gostava das vossas sugestões (marcas, opções, etc)!!!

Bons Jeepanços

slpinto
Jeep Grand Cherokee Limited Edition 3.1 1999

Offline Noitoen

• Praticante habitual de TT
  • **
Re:Montagem de ventoinha electrica
« Responder #1 em: 11 de Novembro de 2009, 10:29:23 »
Tinha um problema de aquecimento (só nas subidas de maior esforço) do meu Samurai 1000, e como aparentemente o radiador havia sido reparado recentemente devido a um autocolante que este trazia quando comprei o jeep, a ventoinha foi a primeira modificação que fiz. Existem 2 tipos de ventiladores, os que empurram e os que puxam o ar, que facilmente se consegue ver. Embora qualquer ventoinha mova o ar nas 2 direcções, conforme o sentido de rotação, a eficiência é maior no sentido certo. No meu caso, como montei a ventoinha entre a grelha e o radiador, utilizei uma que empurra com uma ventoinha de 300mm de diâmetro que comprei na SVP Auto. Pude escolher eu próprio no monte de ventoinhas que eles tinham e deu para arranjar uma mesmo à medida. A parte côncava das pás, indica a direcção do fluxo com maior eficiência. Para controlar a ventoinha, foi torneado em alumínio um casquilho para intercalar no tubo de agua que sai do topo do radiador para a montagem de uma válvula eléctrica de controlo de ventoinhas e um relé, já que no arranque esta consome um pouco.

As melhorias, ao nível do aquecimento foram ligeiras pelo que comecei a desconfiar do radiador. Quando o troquei, o problema inverteu-se pois deixou de aquecer completamente ao ponto de considerar montar um termostato no motor (que já tinham retirado há muito). Como tinha o termostato de controlo da ventoinha eléctrica a funcionar bem, optei por retirar a ventoinha mecânica e agora a temperatura está um mimo.

Offline slpinto

• Simpatizante TT
  • *
« Responder #2 em: 11 de Novembro de 2009, 12:10:27 »
Obrigada pela dica Amigo

O meu problema é que a ventoinha de origem (de embraiagem ou viscosa..não sei bem ) parece que umas vezes roda com a genica toda outras vezes nem por isso...

Já me aconselharam a retirar a embraiagem e ficar solidária com a poli girando assim sempre à velocidade do motor e ponto final...

Quando ela parece girar sem genica o motor aquece em cima dos 100 º o que não me parece mt bom...

A ideia da ventoinha eléctrica colocada pela frente do radiador funcionaria só em casos de aquecimento exagerado!! quer por termoestáto ou interruptor interior.

Pareçe que o Grand Cherokee WJ da série dos 60 anos da JEEP tem as duas opções segundo me disseram
Ventoinha mecânica e para os aquecimentos uma ventoinha electrica...

O meu Cherokee quando o forço um pouco mais ou no para arranca por vezes chega aos 110º !!!!!

Sabes eu nisto sou Leigo!!!
Que achas da ideia??
Ou achas que a 1ª opçao é melhor??

Bons Jeepanços
Jeep Grand Cherokee Limited Edition 3.1 1999

Offline Noitoen

• Praticante habitual de TT
  • **
« Responder #3 em: 11 de Novembro de 2009, 15:42:45 »
Limpa o radiador e tenta arranjar uma nova (reciclada) embraiagem para a ventoinha. Provavelmente até de outra marca. A minha Toyota Hilux tem uma que nunca deu problemas. A ideia de bloquear a embraiagem pode não ser má mas tem que se ter em conta como para não gerar vibrações devido a possíveis desequilíbrios.