Tinha um problema de aquecimento (só nas subidas de maior esforço) do meu Samurai 1000, e como aparentemente o radiador havia sido reparado recentemente devido a um autocolante que este trazia quando comprei o jeep, a ventoinha foi a primeira modificação que fiz. Existem 2 tipos de ventiladores, os que empurram e os que puxam o ar, que facilmente se consegue ver. Embora qualquer ventoinha mova o ar nas 2 direcções, conforme o sentido de rotação, a eficiência é maior no sentido certo. No meu caso, como montei a ventoinha entre a grelha e o radiador, utilizei uma que empurra com uma ventoinha de 300mm de diâmetro que comprei na SVP Auto. Pude escolher eu próprio no monte de ventoinhas que eles tinham e deu para arranjar uma mesmo à medida. A parte côncava das pás, indica a direcção do fluxo com maior eficiência. Para controlar a ventoinha, foi torneado em alumínio um casquilho para intercalar no tubo de agua que sai do topo do radiador para a montagem de uma válvula eléctrica de controlo de ventoinhas e um relé, já que no arranque esta consome um pouco.
As melhorias, ao nível do aquecimento foram ligeiras pelo que comecei a desconfiar do radiador. Quando o troquei, o problema inverteu-se pois deixou de aquecer completamente ao ponto de considerar montar um termostato no motor (que já tinham retirado há muito). Como tinha o termostato de controlo da ventoinha eléctrica a funcionar bem, optei por retirar a ventoinha mecânica e agora a temperatura está um mimo.