Este fórum encontra-se encerrado. Por favor, inscreva-se no novo fórum em http://www.trilhos4x4.com

Problema com Cherokee XJ

Gex

• Visitante
Problema com Cherokee XJ
« em: 27 de Julho de 2009, 10:22:22 »
Boas,
Já há uns tempos que cá não passava. A verdade é que tenho andado afastado das "lides" de fóruns TT e só recentemente voltei. Assim, queria começar por algo mau, a ver se alguém me sabe dar uma ajuda...
O meu Cherokee XJ de 98 (VM) anda-me a dar umas dores de cabeça.
Há uns tempos ficou sem gasóleo (o indicador marcava como ainda tendo, mas ficou sem) e desde então tem-se portado mal.
Começou por estar constantemente a ter soluços, parecia que ia abaixo constantemente, mas acabava por não ir. Foi ao mecânico que lhe mudou o medidor de massa de ar. Ficou melhor, mas com o motor, por vezes muito mole e por vezes 5 estrelas.
Quando está bem, anda desembaraçado, sem molezas e com o disparo (do turbo?) a ocorrer perto das 2000 rotações e a dar-lhe vida e a responder imediatamente no toque do acelerador. Quando está mole, arrasta-se um bocado. Esse disparo não existe e a resposta quando se toca no acelerador é lenta e custosa.
O mecânico não conseguiu dar com o problema. Disse que ele estava a puxar bem, mas eu sinto a diferença entre os dois "estados de espírito". Alguém sabe o que poderá ser?

Offline Tigui2000

• Simpatizante TT
  • *
Re:Problema com Cherokee XJ
« Responder #1 em: 29 de Julho de 2009, 23:25:23 »
Boas
Eu tambem tenho um XJ mas de 92 com motor renault ( é o 2.1 td).

A questao do ponteiro do gasoleo marcar mal, deixou-me curioso.
nao teras batidocom o deposito em algum lado?
se for esse o caso o empeno do deposito é a causa da leitura errada da quantidade de gasoleo no deposito.

quanto aos estados de espirito, tambem tive esse problema e so o consegui resover quando troquei o filtro do gasoleo, que estava entupido, mas que de vez em quando dava mais passagem, logo, um andamento muito melhor.

Grande abraço e bons trilhos

Gex

• Visitante
« Responder #2 em: 03 de Agosto de 2009, 12:17:04 »
Olá,
De facto a hipótese do filtro foi a primeira que me veio à cabeça e até seria a mais indicada, não fosse o filtro que ele tem novo, ou seja, tem cerca de 5000Km.
Penso que o facto de ter ficado sem combustível e de as partículas de sujidade do depósito se terem acumulado, não seria suficiente para entupir um filtro só com 5000Km...? Ou seria?

Offline Tigui2000

• Simpatizante TT
  • *
« Responder #3 em: 03 de Agosto de 2009, 23:13:17 »
Olá,
De facto a hipótese do filtro foi a primeira que me veio à cabeça e até seria a mais indicada, não fosse o filtro que ele tem novo, ou seja, tem cerca de 5000Km.
Penso que o facto de ter ficado sem combustível e de as partículas de sujidade do depósito se terem acumulado, não seria suficiente para entupir um filtro só com 5000Km...? Ou seria?

Boas Gex
De facto nao seria normal, nao.
Eu tambem pensei o mesmo, mas o meu filtro nem 300 Km tinha.
Tambem é  certo que o carro esteve parado uns anos, mas o que tambem é certo é que assim que
o mudei o problema desapareceu por completo.
 As melhoras e bons trilhos.

Gex

• Visitante
« Responder #4 em: 04 de Agosto de 2009, 10:20:08 »
Olá Tigui, Vou experimentar de facto a fazer isso. Ontem mudei-lhe a bateria de manhã e experimentei a arrancá-lo. Arrancou com dificuldade, mas arrancou... À tarde quando saí do trabalho não queria arrancar. Dei à chave uma vez, 2, 3, e o gajo teimava em não arrancar. Até que lhe dei umas "bombadas" no acelerador e voilá, dá um soluço e arranca logo. A partir daí arrancou sempre na boa e até o seu comportamento em estrada melhorou (embora já tenha estado bem melhor a tempos). Dá-me ideia que é um problema de fornecimento de combustível ao motor e vou começar exactamente por lhe mudar o filtro do gasóleo.
Abraço

Offline Tigui2000

• Simpatizante TT
  • *
« Responder #5 em: 04 de Agosto de 2009, 18:24:12 »
Aproveita e verifica se os tubos de boracha de fornecimento do combustivel desde o tanque ate à bomba injectora nao estao moles demais e por isso estrangulam com a sucção que a propria bomba faz ao puxar o gasoleo.
 bons trilhos

Gex

• Visitante
« Responder #6 em: 10 de Agosto de 2009, 09:21:55 »
Boas,
O filtro (caríssimo) foi mudado (não vi essa questão dos tubos, pois só hoje li o post) e o jeep continua na mesma, aliás, não está bem na mesma, está pior, pois agora ainda está com mais dificuldade a arrancar quando lhe apetece. Ontem, às 12h fui experimentar a ligá-lo e arrancou imediatamente, fiquei todo contente. Às 16h quando fui sair com ele já não quis arrancar. Já no dia anterior tinha feito a mesma cena. Primeiro ligou, depois de andar um pouquinho parou e quando fui a sair outra vez já não queria ligar. Depois de muito esforço lá ligou aos soluços, mas fui a viagem toda com o coração nas mãos à espera que ele parasse a qualquer momento. O mecânico acha que é da bomba injectora, mas só depois de eu o lá deixar e de ele olhar com atenção é que se vai saber.

Outra coisa: antes, ao dar à chave para "ligar a electricidade" ouvia-se uma espécie de som tipo "piiiiiii" que depois se calava. Entretanto deixou de fazer. Já me disseram que poderá ser o relé, mas não sei se isso terá alguma influência.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2009, 14:56:29 por Gex »

Offline Tigui2000

• Simpatizante TT
  • *
« Responder #7 em: 12 de Agosto de 2009, 21:59:36 »
o piiiiiii que ouves é a bomba injetora a puxar gasoleo para poder arrancar.
se ja nao ouves pode mesmo ser da bomba.
mas antes de mexeres na bomba verifica se o corpo do filtro tem uma forma de um paralelipipedo.
se for, é igual ao meu.
quando troquei o meu, pus um filtro do mitsubishi pajero.
foi assim que resolvi o problema.

fmag

• Visitante
« Responder #8 em: 21 de Agosto de 2009, 18:29:08 »
Gex:
Como evoluiu o problema ? Tenho um GC de 98 com o mesmo comportamento.