Sabem o que é mau nos Ladas?Donos,Ex-Donos e Mecânicos...
Muito fácil:
Donos - aqueles que são maçaricos e acham que para passar seja que obstáculo for tem de ser a dar gás e a partir.Aqueles que acham que por terem um tubo roto ou uma fuga de valvolina o carro é um chanfalho e só dá problemas.Aqueles que se esquecem que o projecto é de 1970,continua praticamente igual,e que nunca pegaram no manual para ver quais as exigências em termos de manutenção.Aqueles que se esquecem que o jipe diesel NOVO custou não mais que 14mil euros há 15 anos atrás,inferior ao que se paga hoje em dia por um VX do mesmo ano ou um Patrol 2.8.
Ex-Donos - igual aos donos,mas com a particularidade de tentar sempre achanatar na manutenção,mesmo quando as peças de reposição de origem eram baratas e fáceis de achar.
Mecânicos - aqueles que acham que "isso do alinhamento de caixas é treta,e se isso vibra é porque está tudo empenado!a Bolacha de borracha que isso tem absorve tudo!",aqueles que acham que o jipe não merece um óleo de uma marca com provas dadas,porque é "um chanfalho" ou que acham que não se deve mudar valvolinas,ou que ainda vem com teorias muito objectivas bastante simplicadas acerca de sistemas com 1500 peças envolvidas.
Estes são os três maiores problemas do lada.
Resolvendo os três, e sabendo o que se tem,facilmente se obtém um jipe fantástico.E se formos daqueles cujo MaTTo mais a sério é a paixão,com umas coroas resolve-se facilmente a altura ao solo (kit Hoodoo),o diferencial da frente (aquele sistema de uma "abraçadeira" a fixá-lo) e senão chegar,a potência (um Motor 1.9TD 90cv ou nos a gasolina um Fiat "Twin Cam" ).
Depois de tudo feito,manutneções em dia,e nunca esquecendo os limites do projecto,acho que se pode bem desafiar um qualquer outro jipe...e se o lada não passar,existe sempre a desculpa "olha quanto custou o teu?O meu custou X acho que não dá para os teus pneus" e contra factos não há argumentos