Este fórum encontra-se encerrado. Por favor, inscreva-se no novo fórum em http://www.trilhos4x4.com

Peliculas em Hardtop- Há lei?

Offline TosTa

• Viciado em TT
  • Samurai 1.3i
Peliculas em Hardtop- Há lei?
« em: 24 de Junho de 2010, 17:46:27 »
Boas a todos.
Recentemente ao entrar no samurai apos este ter estado toda a tarde ao sol, dei por mim a pensar (e a suar) que ficava bem era umas peliculas escurinhas...mas a parte de pagar homologações é que não dá com nada..
Mas há uma questão! o samurai no livrete ( e penso que a maioria seja toda igual) é " Tipo de Caixa- Aberta c/s cobertura"
O que quer dizer que na IPO nem precisava levar o hardtop pois pode ser caixa "aberta".
E sendo assim será mesmo preciso homologar a pelicula para uma cobertura de caixa?? (é o que o hardtop é!)
A policia poderia implicar? No livrete fala apenas em "cobertura" e não é parte integrante da viatura...

Escrevam as vossas opiniões pois julgo que a lei pode ser contornada neste caso...
Pás & Picaretas 4x4
 São João da Madeira

Offline Galileu

• Extremamente Viciado em TT
    • Blog BDA
Re:Peliculas em Hardtop- Há lei?
« Responder #1 em: 24 de Junho de 2010, 18:55:23 »
Boas,

Não me parece que tenhas algum problema por colocar películas na cobertura mas eu não tenho voz autorizada, eheheh.

O meu vitara era hard-top e também estava registado com ou sem cobertura. Substituí o hard-top por uma capota de lona e ninguém levantou questões na IPO. É claro que não é a mesma situação, mas creio que dá para perceber que a cobertura pode ser uma qualquer.

Abraços
Insecto Zangado: Vitara 1.9 TD Willys CJ2A

Offline mr.baldas

• Simpatizante TT
  • *
  • IGM TTEAM
« Responder #2 em: 24 de Junho de 2010, 19:46:40 »
Penso que a questão aqui não será tanto o IPO, mas sim a policia que poderá achar que as películas por não estarem homologadas tiram visibilidade e ai poderás ter algum tipo de problema, no entanto muitos carros comerciais tem os vidros laterais e traseiro completamente opacos e no entanto a policia não pega.
Mais uma vez acho que isto é apenas mais uma forma de os nossos governantes nos tentarem levar mais algum do nosso pouco dinheiro, pois caso gastes dinheiro e faças homologação, já não há problemas de visibilidade  :'(
IGM TTEAM

MT samurai

• Visitante
« Responder #3 em: 25 de Junho de 2010, 00:16:35 »
eu tenho peliculas no meu e quanto á ipo é facil .vais descapotavel ,quanto á policia axo que podem implicar!!!!!!!!!!

Offline CrazyPinguim

• Administrador
    • http://www.pinguim.me
« Responder #4 em: 25 de Junho de 2010, 09:56:35 »
Viva,

sim, há lei e para termos película no hard-top tem de estar homologada, pois no DUA o samurai está como Passageiros [(J.2) Tipo de veículo], ou seja, que não queres ter problemas, tens de mandar aplicar película no centro homologado, fazer a tal inspecção B e pagar um monte de dinheiro.
Nos veículos cujo DUA tem o ponto J.2 como Misto ou Comercial, já podes ter película daquele que se vende em qualquer loja de peças, que não implicam nem a policia nem os gajos das inspecções.
Entretanto, vou procurar o despacho de lei e depois coloco aqui.

TT abraço
Joao Costa aka CrazyPinguim

Offline CrazyPinguim

• Administrador
    • http://www.pinguim.me
« Responder #5 em: 25 de Junho de 2010, 12:35:47 »
Ora aí está o decreto-lei nº 392/2007, que pode ser consultado em formato PDF no site do Diário da Republica.
No entanto, está a decorrer uma petição para Alteração da Legislação das Películas Aplicadas nas Viaturas neste link, a qual eu já assinei porque concordo com o motivo da mesma.

TT abraço
Joao Costa aka CrazyPinguim

Offline TosTa

• Viciado em TT
  • Samurai 1.3i
« Responder #6 em: 28 de Junho de 2010, 21:31:29 »
Pelo que li não há mesmo fuga....
Tem-se mesmo de pagar para dizerem que temos visibilidade....
Obrigado caixinha!
Pás & Picaretas 4x4
 São João da Madeira

Offline samuraismael

• Praticante habitual de TT
  • **
« Responder #7 em: 03 de Setembro de 2010, 00:27:31 »
pode implicar somente não implicam se for comercial pois os vidros em alguns comercias sao tapados com chapa

Offline DDIS

• Simpatizante TT
  • *
« Responder #8 em: 18 de Dezembro de 2010, 18:53:58 »
Quanto é que se paga pela inspecção B?

Offline zuca

• Simpatizante TT
  • *
« Responder #9 em: 18 de Dezembro de 2010, 22:26:59 »

como podem ver eu tenho no jeep todo a traz mais escura a frente mais clara.. e ate a data ainda nao tive qualquer problema

Offline vitorinfias

• Novo Membro
« Responder #10 em: 26 de Dezembro de 2010, 18:50:18 »
Penso que o preço ronda os 100 euros...

Offline JoaoGFR

• Ligeiramente Viciado em TT
  • Samurai 1.9TD - o Micro-machine
    • O Covil do MicroMachine
Re: Peliculas em Hardtop- Há lei?
« Responder #11 em: 18 de Janeiro de 2011, 11:43:59 »
Se me permitem opinar sobre este assunto, há tanta coisa com que a policia pode implicar nas nossas viaturas do monte que, pelo menos no meu caso, se realmente quisessem implicar, quando chegassem á pelicula já tinha acabado a tinta da caneta!  :D
Eu tenho pelicula, embora não muito escura, e até hoje não implicaram, mesmo já tendo sido mandado parar.
Agora ha é sempre o risco de se apanhar um Xôr Guarda de mau humor e ai está tudo estragado...

Offline coolmike

• Staff
  • Viciado em TT
    • Team Mike'n'Maggie - do abandono a MArrocos em 2 anos
Re: Peliculas em Hardtop- Há lei?
« Responder #12 em: 18 de Janeiro de 2011, 13:06:42 »
Se me permitem opinar sobre este assunto, há tanta coisa com que a policia pode implicar nas nossas viaturas do monte que, pelo menos no meu caso, se realmente quisessem implicar, quando chegassem á pelicula já tinha acabado a tinta da caneta!  :D
Eu tenho pelicula, embora não muito escura, e até hoje não implicaram, mesmo já tendo sido mandado parar.
Agora ha é sempre o risco de se apanhar um Xôr Guarda de mau humor e ai está tudo estragado...

O meu samurai até nem se podem queixar muito, nao estou muito ilegal!

Coisas que possam (com razao) implicar poderão ser as rodas, por sairem 1cm, se tanto, da cava da roda (embora seja subjectivo porque o rasto em si fica todo dentro da aba) ou pelo facto de por vezes andar sem bancos atrás.

De resto até nem há muito por onde implicar... até as palas obrigatórias tenho:)